PACIÊNTE COM FISSURA LÁBIO/PALATINA

A AFISSUR busca proporcionar empoderamento aos sujeitos com fissura lábio/palatina (FL/P), considerando sujeito empoderado aquele que realiza por si mesmo mudanças e ações que o leva a evoluir e fortalecer, implicando conquista, avanço e superação por parte daquele que se empodera. Assim, o sujeito com fissura deve ser ativo no processo de tratamento/reabilitação.

Para tanto, a AFISSUR busca possibilitar ações individuais e em grupos para promoção da saúde bio-psico-social e empoderamento dos sujeitos com fissura. Tais ações implicam no fortalecimento do papel social desses sujeitos fomentando iniciativas que preservem a sua singularidade, autonomia e cidadania. Ações individuais e em grupo podem influenciar positivamente nas condições de vida das famílias, especialmente, dos sujeitos com fissura lábio/palatina, empoderando-os, na medida em que se reconhecem como sujeitos e, portanto, agentes da própria vida integrados na comunidade em que vivem.

Nas fases infantil e adolescente, enfocam-se, além, das questões anatomofuncionais, questões escolares/formação, a fim de permitir adequado desenvolvimento da criança e do adolescente frente a questões estigmatizantes decorrentes da malformação facial.

Nas fases jovem e adulta, enfocam-se, além das questões anatomofuncionais, questões relacionadas a aprimoramento técnico e colocação dos sujeitos com fissura no mercado de trabalho, a fim de possibilitar qualidade de vida e dignidade.

A AFISSUR busca que sujeitos com fissura tenham assegurado o cumprimento de seus direitos à informação, favorecendo a compreensão do processo de reabilitação.

AÇÕES:

  • Cadastro e levantamento de perfis econômico/social/cultural
  • Verificar e trabalhar acerca de questões escolares, bem como referentes a formações extra-curricular,
  • Verificar e trabalhar acerca de questões subjetivas/emocionais relacionadas à fissura lábio/palatina
  • Verificar e auxiliar nas questões referentes ao tratamento clínico
  • Acolher e verificar questões legais relacionadas à fissura lábio/palatina