A AFISSUR busca possibilitar a cada indivíduo com fissura lábio/palatina (FL/P) bem-estar emocional e oportunidade de inclusão social, devolvendo-lhe o brilho e o entusiasmo, muitas vezes, roubados pelo preconceito sofrido pela presença da FL/P. Nessa direção, busca desenvolver ações de assistência e de promoção bio-psico-social, a partir de um conceito ampliado de saúde, no qual ela é definida como qualidade de vida e, portanto, dependente da integração de diversos fatores (sociais, econômicos, individuais, entre outros). Salienta-se o cerne na promoção de saúde, que visa fortalecer a capacidade de controle dos indivíduos sobre sua saúde nas esferas anatomofuncional e subjetiva.

Para tanto, a AFISSUR aponta para a possibilidade de fornecer suporte para que questões voltadas aos tratamentos e às vidas dos indivíduos com FL/P e de seus familiares sigam com êxito por meio de iniciativas de tratamento ‘extra hospitalar’. O foco está no indivíduo e sua família, a fim de obter melhor assistência na jornada de tratamento/reabilitação. Assim, a atenção à saúde integral dos indivíduos com FL/P e a sua família será desenvolvida de maneira individualizada e de forma mais adequada em outro ambiente, como o da AFISSUR.

Verifica-se, em geral, um desconhecimento referente às FL/P, o que leva a um preconceito não só com o indivíduo, principalmente quanto à estética e à comunicação, mas também em relação a sua família. Esse indivíduo pode acabar sofrendo com as consequências não só físicas, mas também psicológicas e sociais.

Informações diversificadas (e muitas vezes, inadequadas) em relação ao desenvolvimento do indivíduo com FL/P, podem interferir na relação dele com família e demais, e acabam prejudicando tal desenvolvimento em diversos âmbitos, como alimentação, comunicação/linguagem, escolar/educacional, entre outros.

Desse modo, a AFISSUR pode ser uma mediadora, auxiliando tanto nos aspectos anatomofuncionais como nos subjetivos de cada indivíduo com FL/P, bem como prestando serviços a ele e sua família. Destaca-se a correlação entre as particularidades e as questões anatomofisiológicas de cada indivíduo com fissura.

Nesse sentido, a AFISSUR propõe mais que encaminhar aspectos anatômicos e funcionais, abranger uma visão integral do indivíduo com FL/P e sua família. Portanto, não objetiva apenas dar aporte a tais aspectos anatomofisiológicos, mas perceber esse indivíduo como um todo, a partir de suas singularidades, numa visão menos ‘patologizada’, ou seja, que veja o indivíduo além de sua patologia, incluindo seu contexto e sua família.

A AFISSUR, como instituição do Terceiro Setor em prol da causa da FL/P, é compromissada com serviços e assistências prestados aos indivíduos com fissura e seus familiares, bem como com suas qualidades de vida, envolvendo promoções de saúde e social. A AFISSUR busca contribuir para descentralização e otimização de serviços na área das fissuras orofaciais e, desse modo, propõe, para a aprimoramento de serviços e assistências no âmbito da FL/P, ações voltadas a tais indivíduos e seus familiares, assim como a profissionais e instituições/associações de áreas de saúde e educação, e à comunidade em geral.

Portanto, a AFISSUR destaca a necessidade de subsidiar a relação entre indivíduos com FL/P e seus familiares com profissionais e instituições/associações de saúde e educação, além de empresas, fomentando processos de tratamento/reabilitação e, então, promoções de saúde e social.

Considerar, em primeira instância, que as promoções de saúde e social, direitos dos indivíduos com FL/P, muitas vezes negligenciadas ou cumpridas de forma inadequadas devido à falta de acolhimento e conhecimento por parte da comunidade, foi a principal motivação para a elaboração da proposta da projeto. Numa sociedade na qual a saúde é abordada pela grande maioria dos profissionais com uma visão assistencialista, a expectativa da AFISSUR é proporcionar empoderamento por meio de ações.

Nessa direção, a AFISSUR tem como objetivo apresentar propostas que visem assegurar excelência no tratamento/reabilitação direcionado ao indivíduo com fissura e seus familiares, assim como acolher a encaminhar questões relacionadas a eles, a fim de lhes possibilitar promoções de saúde e social, por meio de empoderamento, qualidade de vida e oportunidade de inclusão social. Além disso, a AFISSUR propõe se aproximar e, assim, possibilitar parcerias com profissionais das áreas de saúde e educação e com instituições/associações dessas áreas, com o intuito de motivar e desenvolver discussões acerca da temática em torno das fissuras orofaciais, oportunizando trocas de experiências e conhecimentos e, nessa direção, qualificando os serviços prestados aos indivíduos com FL/P e seus familiares, o que resultará, conforme citado anteriormente, nas suas promoções de saúde e social.

Cabe atentar que se tratando de casos de FL/P, predominam aspectos anatomofuncionais (orgânicas e funcionais/fisiológicas). Se apenas esses forem tratados, a impressão que se pode ter é que o indivíduo com fissura é um velho conhecido, uma vez que já o encontramos nos livros, ou seja, nas descrições orgânicas e fisiológicas.

Porém, aspectos anatomofuncionais não são exclusivos, uma vez que há a subjetividade do indivíduo e de sua família. Assim, é importante levar em consideração a unicidade de cada sujeito, assim como de sua família. Questões sociais, econômicas e culturais devem ser levadas em consideração para entender o contexto do sujeito e de sua família. Portanto, não é possível negar a variabilidade e, assim, distanciar de julgamentos e rótulos acerca dos indivíduos com FL/P e suas famílias, mas buscar conhecê-las, entendê-las e saná-las.

É fundamental repensarmos o atendimento dos indivíduos com FL/P, tanto do ponto de vista de efetividade do cuidado, quanto de racionalidade do sistema, de modo a garantir a melhor e mais eficiente prestação de serviços de saúde. O foco está no  indivíduo e sua família, assim como onde ele terá a melhor assistência em sua jornada de tratamento/reabilitação. Desse modo, a atenção à saúde integral dos indivíduos com malformação facial e a sua família será desenvolvida de maneira individualizada e de forma mais adequada, resultando em empoderamento e qualidade de vida.

Para tanto, a proposta contempla as seguintes abordagens:

Paciênte com Fissura Lábio/Palatina

Buscamos promover ações individuais e em grupos para promoção da saúde bio-psico-social e empoderamento dos sujeitos com fissura.

Família

Para que a relação de sofrimento seja superada, a família precisa contar com um acolhimento que ofereça escuta e que possa esclarecer suas questões.

Profissionais da Saúde e Educação

Proporcionamos discussões de casos, bem como de condutas nos tratamentos a profissionais da saúde e educação acerca de temáticas voltadas à fissura lábio-palatina.

Instituição

Contato e prestação de serviços envolvendo orientações e esclarecimentos acerca da fissura lábio-palatina a instituições das áreas da saúde e educação, bem como empresas.